Pular para o conteúdo principal

NOVA ORDEM MUNDIAL

   Contexto Histórico: 

    Os Estados Unidos e a União Soviética foram destaques durante e após a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre os anos de 1939 e 1945. Isso porquê o país americano não sofreu grandes danos territoriais com a guerra, se consolidando logo em seguida como uma grande potência capitalista. Já o país soviético, se tornou uma referência em virtude da sua atuação militar durante o conflito. 

     Em seguida, surgiu o período da Guerra Fria, que foi um conflito entre os dois destaques da Segunda Guerra, tendo em vista que de um lado estava uma região capitalista, que visava se definir como uma grande influência econômica, que era os Estados Unidos da América, e de outro um país socialista, que pregava a coletivização dos meios de produção e de distribuição. Ambas queriam que suas ideologias se espalhassem pelo mundo.

    Alguns historiadores classificaram esse período como sendo “bipolar”, pois foi a era em que duas grandes potências mundiais, com ideologias diferentes, desejavam conquistar o domínio e implementar sua hegemonia.  

Mapa com a divisão norte-sul e a área de influência dos principais centros de poder.


    Essa disputa resultou em uma série de conflitos e intervenções política. Entre as questões que aconteceram na época estão: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, divisão do território alemão, fornecimento de armas para conflitos étnico-separatistas na África, financiamento para as ditaduras militares no Brasil e no Chile, golpes políticos na Hungria e na antiga Tchecoslováquia, etc.
    Esse período foi se enfraquecendo durante a década de 1980, pois a União Soviética sofreu uma grande crise econômica, que ocasionou uma queda na produtividade de bens de consumo. Importante destacar que isso aconteceu porque houve um alto investimento em armamentos e uma defasagem nas tecnologias em comparação com os países capitalistas. 
    O que consolidou o fim da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim, que aconteceu no dia 09 de novembro de 1989. Ele separava os países capitalistas da União Soviética e foi derrubado pelos povos de ambas as partes deparadas. 
    Com isso, houve a necessidade de se constituir uma nova divisão. Foi então que se definiu a Nova Ordem Mundial, que foi classificada por especialistas diferentes de três formas:
  
   A Nova Ordem Mundial entende-se como uma disputa econômica e financeira entre três polos de poder que são: 
   • Polo Americano – liderado pelos Estados Unidos;
   • Polo Europeu – liderado pela Alemanha;
   • Polo Asiático – liderado pelo Japão e pela China.


A Nova Ordem Mundial


    Entre o final da década de 1980 e o início dos anos 1990, com o fim da Guerra Fria e o enfraquecimento da União Soviética, os Estados Unidos  tornou-se a principal potência econômica. Sendo assim, para alguns especialistas esse período ficou definido como o “unipolar”, pois o mundo estava sob a soberania um único regime econômico. 

   Porém, essa nomenclatura não foi concordada por todos. Alguns cientistas políticos passaram a nomear a nova ordem como multipolar, pois no período vigente à nova divisão, outros países como o Japão e a China tiveram um avanço nas questões econômicas. Com isso, eles acreditavam que a nova divisão resultou no crescimento de outros polos econômicos, portanto, os Estados Unidos não poderiam ser definidos como o único.

    Há, ainda, uma outra definição para essa nova era, a do “mundo unimultipolar”. Para os especialistas em Geopolítica e Relações Internacionais da atualidade essa é a melhor nomeação para esse período, pois, para eles, não há no mundo nenhuma nação que possuía o mesmo poder de guerra (armas, tanques de guerra, equipamentos voltados para este setor militar) que os Estados Unidos, mas também não se pode destacar as diversas crescentes econômicas de novos polos de poder, a exemplo da União Europeia, Japão e China. 

   Vale ressaltar que não há uma definição de qual dessas teorias ou nomenclaturas é a correta, afinal cada grupo de especialistas analisa a partir de um ponto de vista.


    Regionalização norte-sul:

 A regionalização norte-sul foi criada para definir a atual situação socioeconômica internacional, que anteriormente era classificada em países de 1º, 2º e 3º mundo. 

    O 1º mundo era definido pelas nações capitalistas desenvolvidas, definidas através do alto Produto Interno Bruto (PIB) e pela condição de vida dos habitantes. Já o 2º, era composto pelas nações socialistas, aliadas à União Soviética. O 3º mundo contemplava as nações subdesenvolvidas, principalmente aqueles que não eram a favor nem dos Estados Unidos nem da União Soviética.  Após perceberem que grande parte dos países subdesenvolvidos se encontrava no Sul e os desenvolvidos na região Norte, criou-se a divisão norte-sul.

   Representado pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão, a região Norte é composta pelos países que possuem um elevado PIB. Portanto, corresponde aos países com boas condições econômicas, mas o que não impede a existência de desigualdades sociais. 

   Já entre os países do Sul existem os representantes que apresentam grandes problemas sociais. Entre eles estão os países em desenvolvimento como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Referências: 

BRASIL ESCOLA. Nova ordem mundial. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/nova-ordem-mundial.htm. Acesso em: 16 mai. 2021.

EDUCABRAS. NOVA ORDEM MUNDIAL. Disponível em: https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/geografia/o_posguerra/aulas/nova_ordem_mundial. Acesso em: 16 mai. 2021.

EDUCAMAISBRASIL. Nova ordem mundial. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/nova-ordem-mundial. Acesso em: 16 mai. 2021.


Comentários